Workshop interdisciplinar: Minorias no espaço lusófono
O estudo de minorias – linguísticas, étnicas, religiosas, políticas, sexuais, etc. – , é de importância indiscutível para um conhecimento preciso dos mecanismos em que se baseia a definição do que é normal para uma comunidade cultural. O poder dos processos de diferenciação, marginalização e exclusão revela-se especialmente através de um olhar crítico sobre o tratamento de tais grupos minoritários, na actualidade, na construção discursiva através da história ou nas representações literárias.
No espaço lusófono, tais fenómenos são de especial interesse visto nele se terem operado, ao longo dos séculos, múltiplos e diversos processos, às vezes conflituosos, de constituição de maiorias que, nem sempre incontestadas, lutaram por desempenhar um papel dominante no respectivo contexto.
O nosso workshop tenciona iluminar alguns casos particulares, numa aproximação interdisciplinar que abrange vários formatos científicos, com o propósito concreto de combinar pesquisa e ensino universitário.
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Die wissenschaftliche Betrachtung von sprachlichen, ethnischen, religiösen, politischen, sexuellen und anderen Minderheiten ist unverzichtbar für eine genauere Kenntnis der Mechanismen, die für die Definition dessen relevant werden, was in einer bestimmten Kultur als normal gilt. Die Reichweite der Differenzierungs-, Marginalisierungs- und Exklusionsprozesse erweist sich besonders bei einem kritischen Blick auf den Umgang mit minoritären Gruppen, sei es in der Gegenwart, in der historischen Entwicklung ihrer diskursiven Konstruktion oder in der literarischen Darstellung.
In den portugiesischsprachigen Ländern sind derartige Phänomene von sehr großem Interesse; im Laufe der Jahrhunderte ergeben sich bei der Bildung von Mehrheiten, welche sich um die Vorherrschaft in einem bestimmten Kontext bemühen, verschiedene und teils konfliktreiche Prozesse.
Unser Workshop beleuchtet aus einer interdisziplinären Perspektive einige konkrete Fälle und verbindet dazu verschiedene wissenschaftliche Formate, welche Forschung und universitäre Lehre zusammenführen sollen.